Tranquilidade Açoreana Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

4 participantes

Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  CarlosFonseca Sex Fev 11, 2011 8:29 pm

Como não podia deixar de ser, todos os anos ponho como objectivo uma (ou mais... ) "loucura" affraid

Este ano então o "mercado" das Ultra-Maratonas e de Provas de Trail no nosso País, estão a aparecer como cogumelos! O que mostra que cada vez mais o "Trail Running" está a trazer novos adeptos para esta modalidade de corrida na Natureza.

Embora saiba que uma "Ultra" não é para todos, já vejo novos adeptos entre a malta cá da ACB (Lúcia, Rui Silva, F. Andrade e o Francisco) para estas provas até aos 40 km.

Para aguçar a v/curiosidade vejam aqui imagens do percurso: OH, Meus Deus Trail Running

Ah... esqueci-me de mencionar:
- A prova tem a distância de cerca de 100 km, a serem percorridos em 24 horas, nos trilhos da Serra da Estrela.
- Em simultâneo vai haver uma prova de BTT na mesma distância (do mesmo modo que em Ronda - Espanha).

Site da prova: http://www.ohmeudeus.com/
Vai ser um... "Oh, Meu Deus", "Oh, My God", "Oh, Mon Dieu", "Oh, Dios Mio", "噢,我的上帝"... (Tradução: "Tu és mas é doido varrido"). Tudo isto para dizer que o meu nome já consta da Lista de Inscritos Laughing

Vai haver também uma Maratona e uma Mini-Maratona.

É caso para perguntar: Alguém mais alinha?

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas 179002_127437267327053_100001823404136_143408_1693594_n

FOTOGRAFIAS: https://picasaweb.google.com/109570703326982196269/20110430OhMeuDeusTrailRunningManteigas?authkey=Gv1sRgCM_Vj8OcwfymrQE&feat=directlink
CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Vítor Rafael Sex Abr 15, 2011 3:35 pm

Ao ler o texto do Carlos Fonseca fiquei convencido..."Tu és mas é doido varrido" e a beleza dos trilhos e do verde daquela foto fizeram-me tomar a grande decisão..vamos lá, sem receios, correr os 50km da Maratona do Oh Meu Deus. O meu nome já consta da lista de inscritos e por enquanto a equipa ACB está representada nos 100km e nos 50km. Como sempre ouvi dizer dizer que não há duas, sem tres, haverá mais um "doido varrido" que nos acompanhe?
Vítor Rafael
Vítor Rafael

Mensagens : 154
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  CarlosFonseca Sáb Abr 16, 2011 1:25 pm

Bem vindo aos Trails, Vitor!

Sem dúvida que esta prova vai ser memorável.
Vamos ter oportunidade de falar antes da prova.

Um abraço
CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Sorte!

Mensagem  Jorge Serra Ter Abr 26, 2011 1:40 pm

Desejo a melhor das sortes aos "doidos" presentes nesta mega-aventura, se para o Vitor a aventura será enorme, para o Carlos...és mesmo doido!!!

Desejo-vos uma excelente jornada, que desfrutem e saiam de lá vivos e com saúde...para nos contarem como foi!

Grande abraço!

Jorge Serra

Mensagens : 527
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 57
Localização : Lisboa

http://www.acoreanaseguros.pt

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Vítor Rafael Ter Abr 26, 2011 5:31 pm

Jorge,

Obrigado pelo incentivo. Não será de certeza uma prova fácil e o objectivo é chegar ao fim dentro do tempo definido. Será necessário gerir esforço e adversidades, com humildade e força de vontade. Mas é possível. E é isso que quero provar a mim mesmo. Chegar ao fim dos 50km depois de correr montes e vales e conseguir estar na meta com um aplauso para o Carlos quando ele acabar os 100Km.

Forte abraço
Vítor Rafael
Vítor Rafael

Mensagens : 154
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Nuno Espírito Santo Qui Abr 28, 2011 12:01 pm

Já não bastava um choné cá na paróquia (o Carlitos, quem havia de ser Rolling Eyes ), que tinham que contratar outro... idêntico (com estes instintos suicidas do Vitor, não me admiro nada que tenha sido o Montepio a "oferecê-lo" à ACB Razz ) affraid
Vocês não regulam lá muito bem, pois não Question Exclamation
50 km por caminhos de cabras Exclamation affraid
100 km por caminhos de cabras Exclamation affraid
Que grande maluquice affraid
Mas na verdade eu tenho pena é de quem vos atura Rolling Eyes
Pobres Paula e Lucia... que carradas de paciência que vocês têm de ter Rolling Eyes
Resta-me desejar-vos - Carlos e Vitor - muito boa sorte para essa empreitada e que Deus Nosso Senhor tenha pena de vôs Laughing
Grande abraço cheers
Nuno Espírito Santo
Nuno Espírito Santo
Admin

Mensagens : 1368
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Oh, Meu Deus.... que loucura!

Mensagem  CarlosFonseca Seg maio 02, 2011 11:52 pm

Estou vivo!! Razz

Fiz a Ultra-Maratona mais dura da minha vida... mas terminei!

Dos cerca de 100 atletas inscritos apenas 44 chegaram ao final. A prova tinha a duração de 24 horas e consegui terminá-la em 20h41'43" - 35º da Geral, numa distância de quase 110 km.

As condições atmosféricas não foram as melhores, pois enfrentámos chuva, vento e nevoeiro.

A prova é de uma dureza extrema (basta contar com 3 pontos para o Ultra-trail Mont Blanc para perceber a sua dureza).
O percurso teve bastantes lacunas na sua marcação, principalmente após o anoitecer. Cerca dos 75 km com fraca visibilidade, deficiente marcação e sem cobertura de rede telefónica no ponto mais alto da prova (1850 mts de altitude) andei perdido durante bastante tempo (não sei ao certo mas deve ter sido cerca de 1h30 !!) resolvi esperar pelo grupo de 6 atletas que me precedia e fiz o resto do percurso com eles. Demorámos cerca de 9 horas para fazer os últimos 30 km de prova. Houve uma altura em que demorei 2 horas para fazer 3 km, num percurso difícil de grande desnível e grande concentração face à perigosidade do trilho.

Muitos dos atletas foram impossibilitados de completar a sua prova ao km 73 pela GNR de Montanha, devido a questões de segurança e resgate!
Apesar de imensas equipas de resgate por parte desta força militar e dos Bombeiros de Manteigas, houve casos de hipotermia e de uma atleta conhecida (Glória Serrazina) que vinha em 2º lugar feminino que se perdeu e cujo resgate demorou quase 6 horas até a encontrar.

A Serra da Estrela tem destas coisas... tão depressa está um sol espectacular, como de seguida fica tudo encoberto, com nevoeiro cerrado numa visibilidade nula que nem com a ajuda dum bom frontal como o meu dava para ver a mais de um metro de distância!

Garanto que o nome dado à prova (Oh, Meu Deus) fazia a sua justiça do percurso.
Infelizmente a pouca experiência da organização em provas de trail, nomeadamente a marcação do percurso, abastecimentos e segurança dos atletas poderia ter causado graves problemas, que felizmente não sucederam.

Hoje, depois dum merecido descanso e de cabeça fria... consigo afirmar "Venha a próxima!"
...mas no momento de chegada á meta, dá vontade de gritar bem alto "Nunca Mais!!!"




CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Nuno Espírito Santo Ter maio 03, 2011 9:09 am

Ufa, Carlos... que alívio affraid Estava a ver que não davas sinais de vida affraid
Sabes o que te digo: ÉS COMPLETAMENTE MALUCO geek
Mas por isso mesmo... ÉS O MEU HERÓI cheers
Que coragem king
Muitos parabéns, Carlitos cheers Mas agora vê se sossegas um pouco... deixa o pessoal respirar Razz
Nuno Espírito Santo
Nuno Espírito Santo
Admin

Mensagens : 1368
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Vítor Rafael Ter maio 03, 2011 9:29 am

Oh Meus Deus.

Nada melhor para definir a dureza desta prova que foi marcada pelo mau tempo e pela inexperiência da organização que se notou na péssima marcação do trajecto e nas lacunas de segurança que poderiam ter causado problemas graves aos atletas em especial aos companheiros dos 100Km.

Quero deixar aqui os meus sinceros parabéns ao Carlos Fonseca pela coragem e tenacidade que demonstrou ao cumprir os 102Km, em condições tão dificies. Forte Abraço.

A minha aposta nos 50Km, não foi cumprida. Fiquei-me pelos 27Km em 4,31h, após me ter perdido numa curva do trajecto, por falta de colocação das fitas. O vento, a chuva e o nevoeiro complicaram esta aventura e desmotivaram-me após 7Km às voltas sem saber por onde andava, embora o meu companheiro, o Álvaro Pinto da Real Academia, me tivesse sempre acompanhado e motivado, mas a chegada ao PC do SkiParque, encharcado e com os óculos sempre embaciados, pôs um ponto final nesta minha 1ª participação num verdadeiro Trail.

Se gostei? Gostei. Adoro correr nestes trilhos perdidos no meio da serra, com cheiro a rosmaninho, onde nos é possível conhecer sitios fabulosos. O pior momento foi junto ao Poço do Inferno, num trilho de xisto na beira de um precipicio, escorregadio e estreito, onde tivemos que andar de gatas e com grande concentração para nunca falharmos a colocação dos pés e onde a visibilidade era muitissimo reduzida. Foi perigoso, mas também um trabalho de equipa. É a grande vantagem das corridas de montanha. A solidariedade está sempre presente.

Oh Meu Deus...foi violento, por vezes perigoso, mas valeu a pena.

Para o ano quero ir outra vez Very Happy porque será? Porque todos nós temos um pouco de loucura...loucura saudável!!!!!
Vítor Rafael
Vítor Rafael

Mensagens : 154
Data de inscrição : 07/03/2011

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Nuno Espírito Santo Ter maio 03, 2011 11:40 am

Bem, Vitor... affraid Esteve mesmo "rés rés Campo de Ourique" para perder o meu companheiro para a Meia da Areia affraid affraid affraid
Ainda bem que tiveste o bom senso de "encostar às boxes" Rolling Eyes
Vai que te perdias mesmo por aqueles montes e vales, no meio daquela bruma, tal qual um verdadeiro D.Sebastião Exclamation Question
Como é que era... uhm Question Exclamation Queres-te tornar numa lenda também, ou quê Exclamation Question
Olha que já tens idade para ter juízo pirat Laughing
Muitos parabéns por seres... chanfrado, também cheers
Nuno Espírito Santo
Nuno Espírito Santo
Admin

Mensagens : 1368
Data de inscrição : 16/10/2009
Idade : 54
Localização : Lisboa

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  CarlosFonseca Qui maio 05, 2011 11:54 pm

Depois duns dias de recuperação já recomecei a treinar. O peso que perdi nesta prova já o recuperei!
Tenho de pensar em provas mais longas para ver se consigo perder peso... Laughing

Em termos musculares estou perfeitamente bem (até admira!!) e fora uns arranhões das várias quedas que tive devido às pedras escorregadias, a única mazela foi a de ter-me inchado os pés nas 48 seguintes à prova! Acho que foi devido ao tempo de duração da prova e não à distância.

Aqui ficam algumas fotos e um vídeo que embora demonstre um pouco a prova fica muito aquém da realidade:

Localvisão PT

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Watermark

Aos 60 km nas Penhas Douradas após o abastecimento e mudança de roupa:
30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas _MG_2168


CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Parabéns. Fotos disponiveis.

Mensagem  Jorge Serra Qua maio 11, 2011 8:39 am

Carlos, já tive oportunidade de te dar os parabéns por este enormissimo feito, valente!

Fotos disponiveis by Carlos Fonseca: https://picasaweb.google.com/109570703326982196269/20110430OhMeuDeusTrailRunningManteigas?authkey=Gv1sRgCM_Vj8OcwfymrQE&feat=directlink

Jorge Serra

Mensagens : 527
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 57
Localização : Lisboa

http://www.acoreanaseguros.pt

Ir para o topo Ir para baixo

30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas Empty Re: 30-Abril-2011 - Oh, Meu Deus - Trail Running - Manteigas

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos