Tranquilidade Açoreana Clube
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS

2 participantes

Ir para baixo

11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS Empty 11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS

Mensagem  CarlosFonseca Sáb maio 29, 2010 11:05 pm

E cá vai mais uma prova de Trail na zona centro de Portugal.

Cada vez mais, o Calendário de Provas de Trail vai crescendo e as provas vão aparecendo.
E com ele, vai aumentando o número de atletas que vão largando o asfalto para se iniciarem em provas de natureza.

Este ano apareceu Alvados, Sicó, Almourol... agora é Torres Novas! Até ao fim do ano ainda vão existir mais!

Espero estar recuperado do Trail da Serra da Freita, para ir fazer esta!

Aqui vai o regulamento da prova, para quem estiver interessado:
1º TRAIL DO ALMONDA - REGULAMENTO
CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS Empty 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS

Mensagem  CarlosFonseca Dom Jul 11, 2010 11:48 pm

Depois da "coça" de há quinze dias na Serra da Freita, e embora ainda não totalmente recuperado deste "empeno", inscrevi-me ainda a tempo neste 1ª Trail do Almonda em Torres-Novas.

Necessitava de ressuscitar o meu ego e a minha auto-estima, perdidos algures em Arouca depois de quase 15h de prova.

O meu maior receio era que nesta prova aparecesse outra vez o meu "arqui-inimigo" - o calor!
Felizmente a leve brisa que corria deu para fazer uma cuidadosa mas excelente prova.

Mais um trail, na zona centro, que vai entrar no calendário dos atletas que gostam deste tipo de provas como é cada vez mais o meu caso.

Com uma distância de cerca de 30 km, apresenta um percurso e níveis de dificuldade bastante variado.
A primeira parte (cerca de 6 a 7 km) com uma subida no inicio, seguido dum sobe-e-desce até a 1 km do topo da serra. Aqui surge o maior nível de dificuldade com uma subida quase constante de 10-15% de inclinação, em carreiro estreito, muito ziguezagueante por entre mato que às vezes era impossível de todo evitar o que causava alguns pequenos arranhões. O piso era uma mistura de terra batida com pedras irregulares mas o percurso não é muito técnico.
No topo da serra, a 600 m de altitude, cerca duns 2 km sem trilho marcado. Temos que olhar as fitas a alguma distância para, a partir daí, escolher o percurso mais aconselhado. A vegetação é rasteira. Há muitas rochas, algumas bastante irregulares, e é por cima delas que passo a maior parte das vezes. É a parte mais técnica do percurso.
Chegados às antenas, temos cerca de 4-5 km, em descida não muito acentuada, realizada num carreiro estreito, quase todo em terra batida, o que possibilita que se corra em grande velocidade. As descidas são feitas a um ritmo muito rápido num trilho sinuoso que me permite ir conquistando os lugares perdidos nas subidas.
A ultima parte, de uns 15 km já no sopé da serra, é feita num estradão largo que é substituído por alcatrão, já dentro da cidade, nos 2 últimos km. É uma parte do percurso boa para os estradistas, pois dá para imprimir um ritmo muito rápido.

Os abastecimentos foram 5 estrelas, sempre com água fresca (coisa rara neste tipo de prova devido á logística do transporte para o meio das serras), isotónico, banana, laranja, melancia, barras, etc. Espectacular!

A prova termina num belo jardim frente ás Piscinas Municipais, tendo como fundo o Castelo de Torres Novas. Seguiu-se depois um almoço oferecido pela organização.

Uma prova que aconselho e que leva um carimbo de QUALIDADE!

No final fiquei satisfeito com a minha prestação... 3h04'35" - 33º lugar da geral e 4º do escalão!
As nossas cores "voaram" no topo das serras de Torres Novas...
Laughing
CarlosFonseca
CarlosFonseca

Mensagens : 277
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 64
Localização : Sintra

http://www.atletismo.carlos-fonseca.com

Ir para o topo Ir para baixo

11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS Empty Re: 11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS

Mensagem  Jorge Serra Qui Jul 15, 2010 12:06 am

Ora aqui está uma aventura bem mais agradável que a de há 15 dias atrás...

Carlos, parabéns por mais uma excelente representação com as cores da ACB.

Grande abraço.

Jorge Serra

Mensagens : 527
Data de inscrição : 10/11/2009
Idade : 57
Localização : Lisboa

http://www.acoreanaseguros.pt

Ir para o topo Ir para baixo

11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS Empty Re: 11-JUL-2010 - 1º TRAIL DO ALMONDA - TORRES NOVAS

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos